O Crea-SP Jovem é um encontro que reúne jovens profissionais e estudantes das áreas de engenharia, agronomia e geociências de todo o estado de São Paulo, que já́ faz parte do calendário do profissional do futuro. O evento tradicionalmente acontece todos os anos com o objetivo permanente de estreitar as relações do Conselho com os estudantes e recém-formados da área tecnológica, contribuindo na formação dos futuros profissionais que é uma excelente oportunidade para que estes jovens possam trocar experiências, ampliar conhecimento e entrar em contato com as tendências do mercado.
Trajetória CREA JOVEM
Em 2006, por meio da Decisão Plenária nº 265, o Conselho paulista cria a Comissão Especial Crea-SP Júnior, para estudar a viabilidade de implantação desse órgão na configuração de Comissão Permanente, atendendo a recomendação do então Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea. O objetivo do chamado Crea Júnior seria o de aproximar do Sistema Confea/Crea os recém-egressos dos cursos técnicos e superiores da área tecnológica, bem como os jovens profissionais já em atuação no mercado de trabalho. A proposta inicial idealizava que, logo no início de carreira, os profissionais pudessem começar a se familiarizar com a legislação que regulamenta o exercício de suas atividades e se conscientizar sobre a importância da fiscalização que reprime leigos e maus profissionais, o registro profissional, a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), a observância do Código de Ética e a participação efetiva na política classista, que visa ao aprimoramento das Engenharias e demais profissões do Sistema.
Em Sessão Plenária de 2 de outubro de 2008 o Crea-SP alterou a denominação da Comissão Especial Crea-SP Júnior para Comissão Especial Crea-SP Jovem, “uma vez que a expressão jovem melhor representa o conjunto de estudantes e profissionais recém-formados do Sistema Confea/Crea”.
2010
Neste ano a Comissão Especial Crea-SP Jovem lançou seu website, hospedado no Portal Crea-SP; implementou sistema de cadastramento online, começando com 3.000 usuários cadastrados, todos estudantes e recém-formados; deflagrou campanha de criação de departamentos jovens em Entidades de Classe; realizou palestras para cerca de 8.000 alunos; distribuiu mais de 4.000 folhetos com informações sobre a Comissão; e organizou o 1º Encontro Estadual Crea-SP Jovem, realizado em agosto, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, reunindo profissionais com até 35 anos de idade. Na ocasião a Comissão assinou protocolos de cooperação com Instituições de Ensino, como a Veris Faculdades, a Unesp de São José do Rio Preto e as Faculdades Adamantina.
2011
O 2º Encontro Estadual Crea-SP Jovem foi realizado no dia 6 de agosto, no recém-inaugurado auditório do Espaço Técnico-Cultural do Conselho, na Av. Angélica, em São Paulo. O evento foi conduzido por duas jovens lideranças do Conselho: o então Diretor Administrativo, Eng. Telecom. Vinicius Marchese Marinelli, e o Arq. Urb. Leandro Bueno Matsuda. Segundo eles, “o encontro foi oportuno para estabelecer uma rede de relacionamentos profissionais”. Também destacaram o trabalho das coordenações regionais, que “colaboram para a descentralização do Crea Jovem, orientando os novos profissionais sobre a importância de entrar bem preparado no mercado de trabalho”.
Em 2012 a Comissão organizou o 3º Encontro Estadual Crea-SP Jovem, realizado em 1º de setembro, na Sede Angélica do Conselho, tendo cadastrado e incluído em seu banco de dados mais de 1.800 mil alunos e jovens profissionais recém-egressos.
2013 Entre outras realizações no ano, a Comissão promoveu, no dia 31 de agosto, também na Sede Angélica do Crea-SP, o 4º Encontro Estadual Crea-SP Jovem.
2014 as principais realizações do Crea-SP Jovem foram a parceria com a Comissão Permanente de Relações Públicas do Crea-SP (CRP), com a qual realizou palestras para cerca de 1.300 estudantes de cursos de Engenharia, e a organização do 5º Encontro Estadual Crea-SP Jovem, realizado em 30 de agosto, na Sede Angélica do Crea-SP, com mais de 200 participantes.
2015 A Comissão Permanente Crea-SP Jovem trabalhou na elaboração de seu Regimento Interno e no Regulamento Eleitoral, buscando atender a demanda por maior participação e inclusão de estudantes no programa, e realizou o seu 6º Encontro Estadual, no dia 29 de agosto, com cerca de 150 participantes.
2016 em 2016 a Comissão Permanente Crea-SP Jovem finalizou o Regulamento do Crea-SP Jovem e o Regulamento Eleitoral e organizou o 7º Encontro Estadual Crea-SP Jovem, realizado no dia 17 de setembro, com mais de 200 participantes.
2017 em parceria com a Presidência do Crea-SP e com a Coordenação Nacional Crea-Jr, promoveu simultaneamente o seu 8º Encontro Estadual e o 3º Encontro Nacional Crea-Jr, ambos realizados nos dias 15 e 16 de julho, na Sede Angélica do Crea-SP. Participaram do evento cerca de 400 alunos e professores de universidades do estado de São Paulo que oferecem cursos abrangidos pelo Sistema Confea/Crea.
2018 9º Encontro Estadual consecutivo. O tema escolhido para este ano foi Tecnologias Inteligentes, visando a colaborar na preparação de estudantes da área tecnológica e jovens profissionais para o ingresso no mercado de trabalho conectados à era digital e dispostos a absorver os conceitos da Indústria 4.0 para empreender sua implantação já em início de carreira.
2019 Comissão Permanente Crea-SP Jovem realizou seu décimo encontro estadual consecutivo. O tema escolhido para este ano foi “Engenharia 4.0: O Profissional do Futuro”, considerada a necessidade de ajudar a preparar esses jovens para o ingresso no mercado de trabalho já conectados à era digital e dispostos a absorver os conceitos da Indústria 4.0 para empreender desde o início da carreira.
2020 5 de dezembro, aconteceu o XI Encontro Estadual Crea-SP Jovem, iniciativa do Crea-SP para aproximar jovens profissionais, estudantes e recém-formados de cursos de graduação da área tecnológica do seu sistema profissional, incentivando-os a exercer suas atividades com ética e responsabilidade. O encontro teve oito horas de programação transmitidas no canal do YouTube a partir da Sede Angélica do Conselho, em um evento 100% online e gratuito, com a participação de uma plateia presencial previamente inscrita. Após a abertura, o presidente do Crea-SP fez uma apresentação sobre serviços e resultados do Conselho e falou da importância do jovem profissional para as mudanças propostas. “ Se quisermos mudar o Conselho é necessário abrir as portas para vocês, de verdade, trazê-los para o centro dessa transformação”, frisou. Na avaliação do presidente, para que a transformação aconteça, além da tecnologia, é fundamental a mudança de mentalidade, de cultura das pessoas. “Devemos cultivar um sentimento de desafios, de assumir possíveis riscos na busca de soluções mais ágeis e eficientes”, disse.
2022 O XIII Encontro Estadual Crea-SP Jovem foi realizado no dia 29 de outubro na Sede Angélica do Conselho e a edição destacou o empreendedorismo e a inovação na área tecnológica com palestras voltadas a todos os profissionais do Sistema Confea/Crea, A coordenadora da comissão, Eng. Marília Gregolin Costa de Castro, reforçou a importância da iniciativa que possibilita uma aproximação maior com os estudantes, recém-formados e jovens profissionais. “Queremos que vocês vejam o Crea Jovem como mais um canal de comunicação com o Conselho”, disse.
O XIII Encontro Crea-SP Jovem lançou luz sobre a importância da área tecnológica para a construção de cidades mais inteligentes. Com um olhar para a inovação e o empreendedorismo, a programação do evento reuniu especialistas de diversas áreas para demonstrar o amplo campo de atuação para as profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências. Afinal, o que é uma cidade inteligente? “A tecnologia é um meio para solucionar os desafios urbanos, mas a cidade inteligente é aquela que consegue responder aos anseios dos seus cidadãos”, afirmou Marchese.