A remuneração corresponderá a um percentual do custo de construção da obra a ser planejada, segundo tabela abaixo.
Para se calcular o custo da obra, utiliza-se o custo estimado da obra a ser planejada: o valor da área prevista da edificação a ser planejada, pelo valor do mês de julho de 2003 do índice PINI de custo unitário para construções de uso residencial e pelo valor do mês de julho de 2003 do CUB – custo unitário básico SINDUSCON para obras comerciais e industriais. O CUB utilizado é o que melhor corresponda ao tipo de obra.
Esses valores têm a validade semestral e serão revistos em Janeiro e Julho de cada ano respectivamente.
Devido à diversidade da situação sócio-econômica observada no município de Osasco foi estabelecido um fator redutor de 50% a ser aplicado nos valores obtidos com a aplicação da Tabela de Honorários Mínimos para os Serviços Técnicos.
Utilizar a seguinte fórmula:
VO=AP X PINI ou CUB
VP = VO X PT
ÁREA PREVISTA (AP) PERCENTUAL DE
M² REMUNERAÇÃO (PT)
Até 150 |
7,5 % |
250 |
7,0% |
400 |
6,5% |
600 |
6,0% |
850 |
5,5% |
1.000 |
5,0% |
1.250 |
4,5% |
1.500 |
4,0% |
1.750 |
3,8% |
2.000 |
3,5% |
Acima de 3.000 |
3,0% |
VO: Valor estimado da obra
AP: Área prevista para edificação a ser planejada
CUB: Valor vigente do Custo Unitário Básico para o m² da construção
VP: Valor do projeto
PT: Porcentagem correspondente da tabela.
Exemplo:
Área prevista – 480 m²
CUB ou PINI estimado da obra a ser projetada: R$ 329,21 m²
(Consultar valor atualizado e adequado à obra em questão)
VO = AP X CUB ou PINI
VP = VO x PT
480 m² x R$ 329,21 = R$ 158.020,80
400 m² ……………6,5%
480 m2 ……………X %
600 m² ……………6,0%
X = PT = 6,25%
Valor do Projeto = R$ 9.876,30
PROJETOS ESPECÍFICOS
25% DE DESCONTO: Galpões, edifícios-garagem, depósitos e outras obras similares, edifícios de apartamentos e de escritórios com grande repetição de pavimentos – tipo, condomínios horizontais.
25% DE ACRÉSCIMO: Hospitais, shoppings centers e grandes complexos.
REPETIÇÕES
RESIDÊNCIAS: Usar a tabela para as primeiras 25 unidades individuais, com 25% de desconto e para cada unidade excedente, acréscimo de 1% da remuneração estabelecida para o total das iniciais.
EXEMPLO: Condomínio residencial com 36 unidades com o mesmo projeto.
Área individual = 150 m²
150 m² x 25 um. = 3.750 m²
VO = 3.750 x 329,21 (CUB) = R$ 1234.537,50
VP = 3% = R$ 37.036,12 – 25% R$ 27.777,09
Unidades excedentes: 11 = 11% = R$ 3.055,48
Valor final do projeto: R$ 30.832,57
EDIFÍCIOS: Aplicara a tabela no primeiro edifício como um todo. Na primeira repetição, 50% da remuneração estabelecida para a primeira unidade e para a unidade excedente, 25% da remuneração estabelecida para a unidade inicial.
ETAPAS DE TRABALHO DO PROJETO COMPLETO
Estudo preliminar EP = 15%
Anteprojeto AP = 20%
Projeto Legal PL = 20%
Projeto de Execução PE = 30%
Detalhes Gerais DG = 15%
ESTUDO PRELIMINAR:
Deve ser precedido de um levantamento de dados adequado ao tipo, função, local, partido do projeto, programa de necessidades, estudo da legislação, recursos técnicos, inclusive saber o nível de definição gráfica do produto final (projeto).
Deverão ser desenvolvidos nessa fase, todos os elementos de configuração geral preliminar de partido arquitetônico, considerando-se os dados obtidos até então. Deverão ser apresentados os seguintes documentos:
- Memorial descritivo justificativo das soluções propostas.
- Plantas Baixas dos principais níveis, dimensionamento e, se possível, cortes e implantações esquemáticas.
ANTEPROJETO:
Resultado definitivo das soluções propostas no estudo preliminar, contendo dimensões e definições de materiais, tecnologias, volumetria e adequação econômica do projeto.
Deve conter:
- Planta de situação
- Plantas de cada um dos pavimentos
- Planta de cobertura
- Cortes esquemáticos
- Fachadas
- Perspectivas ou maquetes –opcionais
PROJETO LEGAL
Projetos necessários para aprovação geral de concessionárias e órgãos públicos – bombeiros, prefeitura para obter alvarás e licenças necessárias para início da obra.
Cada órgão de cada cidade ou região possui exigências próprias que deverão já ter sido estudadas.
PROJETO EXECUTIVO
Desenvolvimento do projeto arquitetônico, em uma escala conveniente, visando total compreensão por quem irá executar a obra, interagindo perfeitamente com os projetos de cálculo estrutural, instalações elétricas, ar condicionado, aquecimento central e instalações hidráulicas, coerência com sistema construtivo e modulação dos materiais a serem utilizados, especificações e dimensionamento. Pode ser subdividido em diversas etapas para apreciação prévia dos profissionais que estiverem fazendo os projetos complementares.
DETALHES GERAIS:
São uma complementação do projeto executivo, com desenhos de todos os serviços que serão executados ou fabricados para complementar – caixilhos, escadas – para seu pleno entendimento.
CONTRATAÇÃO PARCIAL
Estudo Preliminar |
Anteprojeto |
Projeto Legal |
Projeto Executivo |
Detalhes Gerais |
Total (%) |
15 |
20 |
20 |
30 |
15 |
100 |
15 |
20 |
20 |
35 |
|
90 |
20 |
25 |
25 |
|
|
70 |
20 |
30 |
|
|
|
50 |
30 |
|
|
|
|
30 |
|
30 |
25 |
|
|
55 |
|
25 |
25 |
35 |
|
80 |
20 |
|
30 |
|
|
50 |
|
|
30 |
30 |
|
60 |
|
|
|
40 |
|
40 |
20 |
|
|
35 |
20 |
75 |
|
20 |
|
40 |
|
60 |
|
|
|
40 |
20 |
60 |
|
|
30 |
|
|
30 |
|
|
|
|
30 |
30 |
PAISAGISMO E ÁREAS DEGRADADAS
Porcentagem do valor do projeto (VP) completo de arquitetura da mesma área.
Área prevista (AP) % VP
- Até 1.000m² 15
1.000 a 10.000m² 10
- acima de 10.000m² 05
EXEMPLO: Projeto de paisagismo de 4.500m²
VP = 4.500m² x R$ 329,21 x 3% = R$ 44.443,35
10% VP = R$ 4.444,33
ARQUITETURA DE INTERIORES
Projeto: cobrar segundo a tabela abaixo.
Área |
Porcentagem do CUB ou PINI/m² |
Até 50m² |
20% |
50 a 100m² |
15% |
100 a 200 m² |
10% |
acima de 200 m² |
7% |
Administração: 10% do custo total da obra.
FORMAS DE PAGAMENTO
De acordo contrato a ser firmado.
MULTA
De acordo legislação em vigor.
FORNECIMENTO DE DADOS
- Levantamento planialtimétrico e topográfico da área.
- Cadastro e documentação legal.
- Sondagens geológicas.
- Reconhecimento do solo e subsolo – dados climáticos.
FISCALIZAÇÃO
No caso de fiscalização, cobrar por visita. Ver tabela de horas técnicas:
CARGO |
TARIFA/HORA em CUB ou PINI |
Assessor técnico/Consultor especializado |
0,30 |
Coordenador geral/arquiteto titular |
0,20 |
Arquiteto supervisor/coordenador |
0,15 |
Arquiteto sênior/pleno/júnior |
De 0,08 a 0,12 |
Projetista/Tecnólogo |
0,07 |
Desenhista projetista/técnico Sênior/Auxiliar Técnico I |
0,05 |
Desenhista copista/aux. Técnico II |
0,03 |
Estagiário de arquitetura |
0,02 |
DESPESAS NÃO INCLUSAS
- Viagens e diárias de profissionais fora de seu local de trabalho.
- Telefonemas interurbanos.
- Taxas, emolumentos e impostos de legalização dos projetos em órgãos públicos.
- Xerox, cópias heliográficas e reproduções de projeto.
ATRASOS E PROTELAMENTO
A falta de dados ou definições por parte do cliente, podem acarretar custos adicionais da equipe pré-alocada. Deverão ser ressarcidos conforme a tabela de horas técnicas.
TRABALHOS INTERROMPIDOS
O Arquiteto tem o direito de terminar a etapa que for interrompida e receber o valor integral correspondente a ela, uma vez que ele já a tenha iniciado.
Com relação aos trabalhos que ele não iniciou ainda, o arquiteto terá direito a uma indenização relativa a 50% do saldo contratual. No caso de retomada do projeto, o valor será repactuado.
MUDANÇAS E REPAROS NO PROJETO
Só poderão ser feitas mudanças no projeto em comum acordo entre as partes. Caso seja uma mudança significativa, o profissional será remunerado pela tabela de horas técnicas.
Os serviços que estiverem em desacordo com as instruções, projetos, especificações ou a boa técnica deverão ser refeitos sem ônus ao cliente.
ORIGINAIS
Os desenhos originais, ficam o cliente e o arquiteto com um jogo de cópias devidamente assinadas. No caso de computação gráfica, os desenhos entregues devem ser plotados,e os disquetes são opcionais.
DIREITOS AUTORAIS
Fica assegurada ao autor do projeto, a cessão de uso de direitos autorais patrimoniais.
VINCULAÇÃO DE AUTORIA DO PROJETO
Em todos os meios de comunicação que forem feitas promoção e divulgação do empreendimento, incluir o logotipo, nomes dos autores, etc.
SERVIÇOS ADICIONAIS/OUTRAS ATIVIDADES
- Maquetes, perspectivas, fotografias e álbuns de apresentação.
- Pesquisas e elaboração de programa de necessidades e similares.
- Análise e seleção do local, levantamentos arquitetônicos, urbanísticos e topográficos.
- Estudo de viabilidade arquitetônica, econômico-financeira, mercadológica, estimativas de custo, orçamentos e similares.
- Estudos de marketing, assessoria para produção de materiais promocionais.
- Vistorias, perícias, laudos, pareceres, assessorias, consultorias.
- Projeto de preservação de patrimônio ambiental urbano.
- Desenho urbano, loteamentos, remembramentos ou desmembramentos de terrenos ou similares.
- Projetos de acústica e iluminação.
- Projetos de sinalização, de comunicação visual e de desenho industrial.
- Projeto de programas de reparo, conservação, manutenção e limpeza de edificações.
- Gerenciamento e execução de obras.
TABELA DE HONORÁRIOS MÍNIMOS PARA PROJETOS DE ELÉTRICA, HIDRO-SANITÁRIOS E CÁLCULOS ESTRUTURAIS
Será utilizado um percentual de 20% do custo da obra com a aplicação da tabela de honorários mínimos dos serviços técnicos sem a utilização de fator redutor.
COMPORÃO AS ETAPAS DO TRABALHO DE PROJETO COMPLETO DE ELÉTRICA/HIDRO-SANITÁRIA:
Estudo preliminar 15%
Anteprojeto 20%
Projeto Legal 20%
Projeto de Execução 30%
Memoriais/Lista de materiais 15%
COMPORÃO AS ETAPAS DO TRABALHO DO PROJETO COMPLETO DE ESTRUTURA.
Estudo preliminar 15%
Anteprojeto 20%
Projeto Legal 20%
Projeto de Execução 30%
Detalhes Gerais 15%
Nota: Nesse projeto não está incluído os relativos às fundações especiais.